Estética facial e controlo do envelhecimento
 

UNIDADE DE ESTÉTICA FACIAL e Controlo do Envelhecimento

 
 

A seleção das várias técnicas disponíveis no controlo do envelhecimento e do fotoenvelhecimento depende dos objetivos do tratamento. Assim, quando se pretende restaurar os volumes faciais perdidos, recorre-se ao uso de materiais de preenchimento, para a correção de rugas de expressão, é utilizada a toxina botulínica e quando o objetivo é a melhoria da qualidade da pele, são utilizadas a mesoterapia, o peeling químico e a laserterapia.


 
 

Aplicação de materiais de preenchimento

O material de preenchimento mais utilizado atualmente é o ácido hialurónico. Usa-se para preencher os sulcos nasogenianos, lábios e rugas periorais, corrigindo assim a perda de volume associada ao processo de envelhecimento. O facto de se tratar de material reabsorvível permite atrasar o processo de envelhecimento, de forma natural, evitando os efeitos artificiais muitas vezes associados ao uso de materiais permanentes.


Aplicação de toxina botulínica

Atua sobre as rugas dinâmicas ou de expressão, que são aquelas produzidas por contração muscular, nomeadamente: os “pés de galinha”, as rugas entre as sobrancelhas (glabela) e as rugas da região frontal. Ao relaxar estes músculos, estas rugas desaparecem ou diminuem em função da dose de toxina utilizada, permitindo resultados cosméticos excelentes. Pela sua segurança, rapidez de tratamento e celeridade nos resultados obtidos, a toxina botulínica tornou-se nos últimos anos a técnica cosmética mais utilizada em todo o mundo.


Mesoterapia facial

É uma técnica que consiste em tratar ou revitalizar as zonas afetadas através de micro-injecções de vitaminas, minerais, aminoácidos e ácido hialurónico. Utiliza-se sobretudo na face, pescoço e dorso das mãos para corrigir a falta de luminosidade, firmeza, densidade e tonicidade cutâneas.


Peeling Químico 

Consiste na eliminação de camadas superficiais da pele, através da aplicação de um agente químico tópico provocando a sua renovação e substituição por camadas de melhor qualidade. Permite assim tratar manchas, cicatrizes, rugas superficiais e outras imperfeições, restituindo a luminosidade e uniformidade ao tom da pele perdidas durante o processo do envelhecimento. São várias as substâncias utilizadas que, dependendo da concentração e do valor de Ph das suas formulações, desencadearão um peeling superficial, médio ou profundo. Os peelings mais utilizados na prática clínica são os superficiais e médios.


Laser fracionado ablativo

Trata-se de uma nova geração de laser que promove uma fotodermólise fracionada, ou seja, gera múltiplos pontos extremamente aquecidos na pele, rodeados por “ilhas” de pele sã. Esta abrasão seletiva permite um resurfacing seguro e eficaz da pele, promovendo o aparecimento de pele de melhor qualidade. Por outro lado, a pele sã ao ser estimulada pelo laser reage, produzindo mais colagénio de forma natural e melhorando também assim a firmeza perdida.


Rejuvenescimento com Laser fracionado não-ablativo

Este tipo de tratamento induz, de forma controlada, pequenos microtraumatismos térmicos na derme, sem danificar a camada mais superficial da pele, a epiderme. Estes microtraumatismos levam à produção de novo colagénio, com o consequente aumento da firmeza cutânea, melhoria da qualidade e textura da pele, assim como das rugas e linhas finas.

Uma das grandes vantagens deste procedimento, além da rapidez e ausência de complicações, consiste em permitir que o paciente volte de imediato às suas atividades profissionais e sociais, evitando assim (e ao contrário do que acontece com os lasers ablativos) qualquer período de downtime.

Os lasers disponíveis são: Laser Picosure e Laser Erbium Não Ablativo 1540nm