edited1-1.jpg
 

Unidade de estética corporal

 
 

Dispomos de técnicas dirigidas ao tratamento da gordura localizada, da flacidez cutânea, da celulite, das estrias corporais e do edema por insuficiência venosa.


 
 

Flacidez cutânea e celulite

A flacidez cutânea é caracterizada pela falta de tonicidade da pele da face e do corpo. É causada pela redução da produção e da qualidade das fibras de colagénio e de elastina, assim como a sua destruturação. É devida a fatores genéticos, à exposição solar, a processos de emagrecimento acentuado e após gestação. A perda de elasticidade da pele dá a sensação de pele “descaída”.

A Celulite ou Fibroedema Genóide é caracterizada por irregularidades na pele, causadas pelo modo como a gordura e o tecido fibroso se organizam. É uma alteração benigna, crónica e não inflamatória, com alterações circulatórias, e alterações nas células adiposas.

 As ondulações são descritas como “casca de laranja”, dando um aspeto inestético à pele.

 Causa dor, perda de elasticidade da pele, alterações vasculares e de sensibilidade e presença de micronódulos à palpação. 

Tratamento por Radiofrequência.


Edema por insuficiência venosa crónica 

Na insuficiência venosa crónica, as veias perdem a capacidade de fazer o retorno venoso levando a retenção de líquidos, que passam da circulação venosa para o espaço entre as células, provocando edema (inchaço) nas zonas afetadas e o aparecimento de varizes e telangiectasias (derrames).


Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual sendo uma drenagem manual profunda permite drenar líquidos acumulados e remover toxinas e detritos metabólicos pelo sistema de pressão. 

Em alguns casos a drenagem manual é complementada pela Pressoterapia (Drenagem Linfática Mecânica). 

É também aconselhada no tratamento da celulite, edema da gravidez e pós gestação.


Varizes e telangiectasias

As varizes são veias dilatadas e tortuosas, que afectam cerca de 40 a 60% das mulheres e cerca de 30% dos homens. 

Têm uma causa multifatorial, contribuindo para o seu aparecimento factores hereditários, hormonais (gravidez, uso de anticonceptivos orais) e factores externos (obesidade, uso de roupa apertada e permanência em pé ou sentado durante longos períodos de tempo). Classificam-se consoante o seu diâmetro, em telangiectasias, veias reticulares e veias varicosas. 

O laser de Neodimium - YAG, com comprimento de onda de 1064 nm,  tem uma grande afinidade para o componente vascular dos tecidos, tendo como alvo a hemoglobina. Ao induzir um dano por calor, sobre o vaso, provoca a sua coagulação e, muitas vezes, o seu desaparecimento imediato, com melhoria estética considerável.


Estrias corporais

As estrias são cicatrizes lineares da derme que traduzem uma atrofia das fibras de colagénio e elastina que se tornam finas e retraídas. Resultam de várias causas, nomeadamente, alterações rápidas de peso e gravidez. 

Afetam sobretudo as nádegas, coxas, mamas e região lombo sagrada.

Um dos tratamentos laser disponíveis para o tratamento das estrias (e com aprovação FDA), é o laser fracionado não ablativo, que atua induzindo microtraumatismos na derme, com a sua consequente regeneração e formação de novo colagénio que vai "preenchendo " e atenuando a atrofia que caracteriza a estria. Por ouro lado, as alterações de coloração que acompanham a estria, são também atenuadas com este tratamento.