
Dermatologia Médica
AA Dermatologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico, tratamento e seguimento das doenças da pele, das mucosas, do cabelo e das unhas, como por exemplo, acne, rosácea, dermatites, psoríase, alopécia, patologia vulvar, assim como patologia mais associada à idade pediátrica, como o eczema atópico, a dermite seborreica, as verrugas virais e o molusco contagioso.
Cabe também ao dermatologista a vigilância de sinais e diagnóstico de tumores pré-malignos e malignos, cuja incidência tem continuado a aumentar, em Portugal, nos últimos anos.
Contamos com o apoio da Dermatologia Estética e da Cirurgia Plástica.
OBSERVAÇÃO E VIGILÂNCIA DE SINAIS
Actualmente, o cancro de pele é o tipo de tumor maligno mais frequente na raça humana. A Clínica encontra-se especialmente vocacionada para o diagnóstico precoce de tumores cutâneos pré-malignos e malignos, tendo à disposição para tal, técnicas como a dermatoscopia manual e digital computorizada.
DERMATOSCOPIA DIGITAL COMPUTADORIZADA
Esta técnica, através da amplificação em 10-14 vezes do tamanho da lesão, permite detectar padrões e estruturas sugestivas de malignidade, ajudando na distinção entre sinais benignos e malignos, aumentando a acuidade diagnóstico de melanoma até 95%.
A dermatoscopia digital computadorizada também está indicada no seguimento de sinais atípicos, pois permite o armazenamento de imagens microscópicas de cada sinal, a sua comparação em visitas futuras, permitindo, em caso de alteração maligna, o diagnóstico em fase precoce e potencialmente curável.
Unidade de Cancro Cutâneo
Os cancros cutâneos como o melanoma e o carcinoma das células basais e das células escamosas, têm estado claramente em ascensão há várias décadas. Concentramos os nossos esforços não só no tratamento, mas também na prevenção e detecção precoce. A aplicação de tratamentos de laser para certos carcinomas basocelulares tem tido resultados surpreendentes, estando a revolucionar o tratamento destes tumores.
Dermatologia pediátrica
O acompanhamento pediátrico actua no tratamento e prevenção das doenças da pele, como por exemplo, identificação precoce de manchas congénitas, prevenção e tratamento de eczema, dermatoses e alergias cutâneas.
Na puberdade é o acne que predomina. O tratamento deve ser adequado ao sexo e idade, de forma a tratar a doença. Também é objectivo do tratamento a prevenção de cicatrizes, ou a sua correcção se não for possível evitá-las.